sexta-feira, 10 de maio de 2013

SOBRE O TRABALHO FINAL



O trabalho final consiste numa monografia, de 7 a 10 páginas (Times New Roman, 12, espaço 1 e meio), sobre os seguintes assuntos:

1. O jesuitismo e a representação dos ameríndios

Bibliografia: Seleção de cartas de Manuel da Nóbrega; O auto de São Lourenço, de Anchieta; “A arte das cartas jesuíticas no Brasil” e “A conversão pela política”, de Alcir Pécora; “Anchieta ou as flechas opostas do sagrado”, de Alfredo Bosi; “Sobre os canibais”, de Montaigne; “A inconstância da alma selvagem”, de Eduardo Viveiros de Castro; O canibal [especialmente caps. 1 e 4], de Frank Lestringant; A conquista da América (A questão do outro), de T. Todorov.



2. Retórica e história em Gregório de Matos e Antonio Vieira
Bibliografia: A sátira e o engenho, de J.A. Hansen, “Cap. I – Um nome por fazer”, pp. 29-103; O sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira, de Haroldo de Campos; “Os sete fôlegos de um livro”, de Roberto Schwarz. In: Sequências brasileiras, pp. 46-58; “Gregório de Matos: poesia e controvérsia”, de Antonio Dimas. In: América Latina: palavra, literatura e cultura, org. Ana Pizarro, vol. 1, pp. 335-357.

3. A lírica árcade: análise comparativa entre um soneto de Cláudio Manuel da Costa e uma lira de Tomás Antônio Gonzaga
Bibliografia: “O ideal arcádico”, de Sérgio Buarque de Holanda. In: Capítulos de literatura colonial, pp. 177-226; “No limiar do novo estilo: Cláudio Manuel da Costa”, de Antonio Candido. In: Formação da literatura brasileira, p. 88-108;
"Estes penhascos - Cláudio Manoel da Costa e a paisagem de Minas", de Sérgio Alcides; Cláudio Manuel da Costa, o letrado dividido, de Laura de Melo e Souza.


4. O Uraguai e a questão da epopeia nacional
Bibliografia: O Uraguai e a fundação da Literatura Brasileira, de Vânia Pinheiro Chaves; “O disfarce épico de Basílio da Gama”, de Antonio Candido. In: Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, pp. 131-140; “A dois séculos d’O Uraguai” e “O Uraguai”, Canto IV, Versos 22-109”. In: Vários Escritos, pp. 161-185; “As sombras das luzes na condição colonial”, de Alfredo Bosi. In: Literatura e resistência, pp. 87-117.


Espera-se que o aluno formule uma questão a partir de um desses assuntos e possa desenvolvê-la e fundamentá-la lançando mão da bibliografia indicada. Para a avaliação serão levados em conta: 1) Pertinência da abordagem escolhida para a questão proposta; 2) desenvolvimento da questão/ argumentação; 3) utilização de bibliografia adequada; 4) relação da abordagem com questões discutidas ao longo do curso; 4) redação.
Os alunos que quiserem tratar de algum outro texto ou assunto não contemplado nas quatro opções acima devem entregar uma pequena proposta de trabalho (dois ou três parágrafos, acompanhados da bibliografia que pretende utilizar e justificativa do interesse pelo assunto a ser abordado) até 24 de maio de 2013, no horário da aula.


A data de entrega do trabalho final é 27/06.


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